Acupuntura

Técnica de tratamento que consiste na inserção de agulhas finas e descartáveis, sem utilização de medicamentos, em locais específicos do corpo, onde há uma grande concentração de terminações nervosas, ou seja, locais muito sensíveis.

A presença da agulha nestes locais provoca um estímulo em nosso Sistema Nervoso e uma modificação no funcionamento do mesmo.

A associação dos pontos utilizados determinará a natureza desta reação, dependendo do resultado que se almeja para o tratamento de cada paciente.

Este tratamento está indicado para qualquer tipo de dor, entretanto sabe-se que as dores de natureza músculo-esquelética são a de melhor resposta, bem como as cefaleias (dores de cabeça e enxaqueca). Além disto, alguns distúrbios emocionais bem como patologias neurológicas apresentam bom resultado com o tratamento.

Para algumas patologias a utilização de acupuntura adjuvante permite a utilização de doses menores de medicação.

Cada sessão dura de 20 a 30 minutos, não requer nenhum tipo de preparo ou cuidado posterior, não apresenta contra-indicações ou efeitos colaterais significativos e sua frequência varia de 1 a 2 vezes por semana na fase aguda até sessões mensais em pacientes em manutenção.

Está indicado em pacientes portadores de outras patologias clinicas e que já utilizam muitas medicações já que a acupuntura não interfere com as medicações, não aumentado riscos à saúde, inclusive indicado em gestantes.